25 livros com bruxas

a lista de 2024

Carol Correia
10 min readFeb 22, 2024
Arte de fundo de Mirian Bonastre Tur.

Disclaimers:

  1. Uso o termo ‘bruxa’ de forma abrangente, incluindo feiticeiros como Gandalf a bruxas más como Malévola; bem como bruxas modernas adultas e coming of age de jovens bruxas.
  2. Fiz uma lista com 24 livros com bruxas em 2022, veja aqui.

01 O castelo no ar (#02), por Diana Wynne Jones (trad. Raquel Zampil).

Abdullah têm sua vida alterada quando compra um tapete mágico. Enquanto dorme, o tapete mágico o leva para uma bela mulher em um grande palácio. Rapidamente, ele se encanta com ela; e parece ser recíproco. No entanto, quando planejam fugir; Flor da Noite é levada por um demônio. E agora cabe a Abdullah encontrá-la e resgatá-la!

Palavras-chave: djins; tapete mágico; vibes Alladin.

02 O sobrinho do mago (#01), por C.S. Lewis (trad. Paulo Mendes Campos).

As origens de Nárnia. Tudo começa com Digory e Polly adentram o quarto secreto do Tio André e pegam anéis mágicos — que os levam a Outro Mundo. Entre trancos e barrancos, eles despertam uma Feiticeira, conhecem alguns mundos, veem Aslam criar Nárnia e voltam a sua cidade com a Feiticeira Branca.

Palavras-chave: isekai; crianças em aventuras; a bruxa má.

03 A cadeira de prata (#04), por C. S. Lewis (trad. Paulo Mendes Campos).

Eustáquio e Jill estavam correndo de valentões, quando são levados a Nárnia por Aslan. Sua missão é resgatar, junto de Príncipe Caspian e Brejeiro, o Príncipe Rillian, que está desaparecido a anos. Inicia-se, portanto, a aventura nas Terras de Nárnia ainda não tão conhecidas — as Terras Agrestes do Norte e o Reino Profundo.

Palavras-chave: isekai; crianças em aventuras; vibes de A viagem ao centro do mundo; dragões, duendes e gnomos; a bruxa má.

04 O Feiticeiro de Terramar (#1), por Ursula K. Le Guin (trad. Heci Regina Candiani).

Um menino pastor de cabras que ao descobrir grandes habilidades mágicas vai a uma escola de magia. Envaidecido por seu poder comete erros irremediáveis e, na busca para reparar seus erros, torna-se na lenda: Gavião, o Senhor dos Dragões e arquimago mais poderoso de Terramar.

Palavras-chave: coming of age; escola de magia; dragões; o poder do nome.

05 As Tumbas de Atuan (#2), por Ursula K. Le Guin (trad. Heci Regina Candiani).

Quando garotinha foi nomeada Arha, a Devorada, e prometida aos Inominados como Sacerdotisa das Tumbas de Atuan, cabendo apenas a ela conhecer e controlar os caminhos das Tumbas. Após anos de devoção, ela encontra um mago preso no labirinto querendo roubar o Anel de Erreth-Akbe. Ele trouxe luz ao local sagrado das trevas, mas como herege não merece misericórdia alguma.

Palavras-chave: coming of age; o poder do nome; seitas religiosas.

06 A Última Margem (#3), por Ursula K. Le Guin (trad. Heci Regina Candiani).

Quando o ciclo da vida é rompido, as fontes de magia minguam e até feiticeiros se esquecem de seus feitiços, as pessoas são engolfadas por promessas de imortalidade. Logo, Ged e o príncipe Arren devem ir a última margem e conter o mal que continua a se espalhar; assim como, resgatar a magia.

Palavras-chave: o poder do nome; coming of age; dragões; aventura no mar.

07 A Garota que Bebeu a Lua, por Kelly Barnhill (trad. Natalie Gerhardt).

Todo ano, o Protetorado seleciona um bebê como sacrifício para a Bruxa que vive na floresta, para que ela não destrua a cidade. Mas a Bruxa da floresta, Xan, não está ciente dessa crença! O caminho de sua casa a floresta é longa e ela está cansada, então comete o erro de alimentar Luna com magia lunar (ao invés de magia estelar) e acaba embruxando a criança!

Palavras-chave: found-family; dragões; maldições; segredos de uma cidade pequena.

08 A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes, por Sangu Mandanna (trad. Mel Lopes).

Mika é uma bruxa que deve seguir 3 regras: manter sua magia escondida, manter-se discreta e manter-se longe de outras bruxas para não causar acidentes mágicos. Certo dia recebe uma mensagem inusitada para ser a professora de 3 jovens bruxas que ainda não dominam sua magia — e, contra tudo que a ensinaram, ela aceita. Aos poucos, ela se torna mais que uma tutora, pois as crianças e os demais passam a ser seu lar.

Palavras-chave: found family; romantasia; dinâmica “grumpy-sunshine”; protagonista asiática (indiana); aprendizes de bruxas.

09 Enraizados, por Naomi Novik (trad. Cláudia Mello Belhassof).

A cada dez anos, o Dragão requere uma garota do vilarejo; em contrapartida, ele os protege com sua magia contra a Floresta. Na verdade, ele é um mago imortal que exige apenas uma jovem garota para servi-lo — um destino tão temido quanto a corrupção da Floresta.

Palavras-chave: vibes de A bela e a fera; vibes de studio ghibli; romance (+18); inspiração em contos de fadas poloneses.

10 Porém, Bruxa (#1), por Carol Chiovatto —Edição nova pela Editora Suma.

Uma bruxa é responsável pelas atividades paranormais em São Paulo, mas se vê envolvida em atuar nas atividades humanas (mesmo não podendo). Coisas estranhas continuam acontecendo, investigações precisam ser continuadas, mas o Corregedor aparece para ficar no seu pé complicando tudo ainda mais.

Palavras-chave: investigação e mistério; São Paulo; (algumas pitadas de) romance.

11 Uma educação mortal (#1), por Naomi Novik (trad. Bernardo Kallina).

Uma escola de magia em que não há professores, nem recreios — há apenas estratégias para sobreviver. Maleficentes estão sempre à espreita e a taxa de mortalidade é altíssima. Para sobreviver é necessário se graduar e, de preferência, com Enclaves a qual contar — o que não é o caso de Galadriel…

Palavras-chave: escola de magia; vibes de Battle Royale; dark academia.

12 Quase amor, por Julia Braga.

Uma jovem bruxinha fazendo uma poção do amor a fim de conquistar seu primeiro amor — já que as vias sem magia não parecem ser suficientes.

Palavras-chave: conto; infanto-juvenil; primeiro amor.

13 A caminho de casa, por May Barros (trad. Igor Batista).

Duas bruxas que vivem em um relacionamento queerplatônico. Quando uma delas decide viajar pela galáxia em busca de uma fortaleza perdida, acaba encontrando bem mais do que a fortaleza. Em contrapartida, a outra bruxa à espera… mas quando ela demora demais, decide encontrá-la antes que seja tarde demais.

Palavras-chave: conto; aventura espacial; representatividade assexual.

14 Little Witch Academia, por Yoh Yoshinari e Keisuke Sato — completo em 3 volumes pela JBC.

Akko foi, enfim, aceita na prestigiosa Escola de Magia para garotas. Uma história sobre um grupo de garotas aprendendo feitiços, voando em vassouras, conhecendo dragões, fazendo amigas e — o mais importante — se metendo em encrencas.

Palavras-chave: escolas de magia; grupo de amigas; aventuras episódicas.

15 The Ancient Magus’ Bride, por Kore Yamazaki — com 14 volumes até agora pela Devir Livraria.

Chise é uma órfã perturbada por coisas que apenas ela consegue ver; é vendida como uma escrava a um mago inumano e, a partir daí, ela se tornará aprendiz do mago numa cidadezinha da Europa, conhecendo todo tipo de maravilha e pesar que apenas a magia pode trazer.

Palavras-chave: escola de magia; slice of life; aventuras episódicas; beauty and beast energy.

16 Flying Witch, por Chihiro Ishuzuka — com 2 volumes até agora pela Editora JBC.

Uma jovem bruxa que passa a morar com parentes no interior a fim de desenvolver sua magia e completar seu treinamento. Episódios de sua vida tranquila, enquanto faz amigos, aprende habilidades humanas e mágicas e se diverte com seus familiares.

Palavras-chave: slice of life; vida interiorana.

17 O Menino Bruxa (#1), por Molly Knox Ostertag (trad. Karine Ribeiro).

Uma família mágica — garotas crescem para serem bruxas e garotos, metamorfos. Aster está se tornando um rapaz, mas não parece pronto para sua primeira metamorfose; ao invés, a magia das bruxas é o que o interessa. Quando os novos metamorfos passam a desaparecer, apenas Aster pode os encontrar.

Palavras-chave: bruxas e metamorfos; família mágica; graphic novel; expectativas de gênero; o poder do nome.

18 A witch’s love at the end of the world, por KUJIRA — completo em 3 volumes.

Uma escola de magia treina jovens bruxas para tomar vingança contra humanidade, após as caças às bruxas. Uma recém-descoberta bruxa conseguirá ser persuadida pela escola e sua tutora a tomar parte da vingança?

Palavras-chave: girls love; pós-apocalipse; escola de magia.

19 The story of witches and cats, por Shino Shinomiya — completo em 1 volume.

Um grupo de garotas aspirantes a bruxas; quando fazem 13 anos, cada uma participa de um ritual e encontrar seu familiar e, por sua vez, passarão a trabalhar em conjunto. Um capítulo para cada parceria entre uma bruxa e um familiar.

Palavras-chave: slice of life; studio ghibli vibes; gatos.

20 This magical moment, por Na Yoonhee — completo em uma temporada.

Um grupo de amigos improváveis, um mundo em que magia é possível e o atrito da sociedade contra a comunidade bruxa está crescendo… No entanto, é a jornada pessoal dos quatro personagens irá mostrar seus relacionamentos e a imagem que estão construindo de si mesmos.

Palavras-chave: slice of life; grupo de amigos; coming of age.

21 Witch Hunt, por SSO Park — completo em uma temporada.

Gamin é um garoto, que em seu primeiro dia de aula, vê algo que não deveria ter visto — a garota esquisita, Izzy, é uma bruxa e frequentemente enfrenta demônios (sim, no plural). Depois de um incidente, eles mudam de escolas e não mais se veem; anos depois, se reveem em outra escola e — novamente — demônios aparecem querendo matá-la.

Palavras-chave: aventura e ação; demônios.

22 Muted, por Miranda Mundt — completo com duas temporadas.

Na família Severin, todas as bruxas, na idade certa, devem invocar um demônio e fazer um pacto para o sucesso e prosperidade da família. Mas Camille não invoca um demônio, e sim algo diferente — algo que vai revelar segredos de sua família. Sobre não corresponder ao que é esperado de você e reformular quem você é.

Palavras-chave: drama familiar; romance; coming of age; personagens LGBT; representatividade lésbica; feitiços, maldições e encantamentos; temas de trauma e cura.

23 House of Stars, por saltacuentos e Lion Ilustration — completo em uma temporada.

Certo dia, garotas de um vilarejo começam a desaparecer… Lily decide buscá-las e resgatá-las, mas encontra um homem misterioso. Ele a leva a um mundo novo, semelhante aos de contos de fadas, que está sob controle de uma Feiticeira. Agora, ela precisa mudar o rumo da história sendo contada.

Palavras-chave: vibes de contos de fadas; maldições e feitiços; isekai.

24 Hooky, por Míriam Bonastre Tur — completo com 3 temporadas.

Dani e Dorian são bruxinhos a caminho do primeiro dia na escola de magia, mas eles perdem o ônibus e ao invés de avisar os pais ou a escola — eles encontram um feiticeiro para os ensinar! Mau sabem que irão fazer amigos incomuns e enfrentar a animosidade do sentimento anti-bruxaria cada vez mais crescente.

Palavras-chave: studio ghibli vibes; crianças em aventuras; coming of age; humor; subversão de tropos.

25 The Witch and the Bull, por Moonsia — com duas temporadas até agora no Webtoon Originals.

Tan é o conselheiro real tentando reerguer o reino após a guerra entre bruxos e humanos. Ele claramente tem um viés contra bruxos. Aro é uma bruxa tentando reconstruir sua vida e abrir um estabelecimento. Mas quando Tan manda fechar sua loja e ele ser amaldiçoado a viver como um touro — apenas ela pode ajudá-lo.

Palavras-chave: aventura épica; humor; pós-guerra entre humanos e bruxos; slow burn romance.

Estou cada dia mais fascinada com histórias sobre/com bruxas, caso você tenha uma favorita — me diga!

--

--

Carol Correia

uma coleção de traduções e textos sobre feminismo, cultura do estupro e racismo (em maior parte). email: carolcorreia21@yahoo.com.br