25 mangás josei que recomendo

a lista de 2024

Carol Correia
8 min readMar 11, 2024

Com o objetivo de continuar divulgando obras voltadas para o público feminino e desvincular a concepção de que determinado demográfico não possui variedade: uma lista com (mais) 25 mangás josei que li e recomendo.

01 Escamas azuis: o segredo da cidade de areia, por Youko Komari — pela JBC.

Tokiko e seu pai se mudam para uma cidade litorânea, onde sua avó mora. A última vez em que foi a praia, quase se afogou, sendo salva por uma sereia… quais são os mistérios que a cidade guarda?

Palavras-chave: slice of life; sereias; crianças como protagonistas.

02 Paradise Kiss, por Ai Yazawa — pela Panini Comics.

Yukari leva sua vida de estudante seriamente a fim de alcançar as altas expectativas de sua mãe. Tudo muda quando encontra um grupo de estudantes de moda que afirmam que ela é a modelo ideal para a última produção. Yukari tenta resistir, mas se encontra no mundo da moda.

Palavras-chave: romance; coming of age; drama; moda.

03 Confins de um sonho, por Yumi Sudou — pela Pipoca & Nanquim.

Enquanto elas ainda não pertenciam a nenhum marido, entregaram-se uma a outra. Quantas chances e de quantas formas duas mulheres têm de se amarem numa época em que não era permitido? Flashbacks de uma vida inteira, o amor as uniu, mas as circunstâncias as impediram…

Palavras-chave: girls love; tragédia; ficção história; romance sáfico.

04 Socrates in love, por Kyoichi Katayama e Kazumi Kazui — pela JBC.

O primeiro e doce amor de um cara comum e uma garota comum é incrivelmente difícil de esquecer. Especialmente quando uma tragédia os separa tão cedo.

Palavras-chave: primeiro amor; eles não ficam juntos no final; romance com drama.

05 A feiticeira do castelo, por John Tarachine — pela Editora Mythos.

Um jovem bruxo é trazido pela Igreja de Londres para Marie, a infame bruxa na Escócia, assumi-lo como aprendiz. No entanto, Marie já está habituada a viver sozinha — mas o jovem rapaz rapidamente se torna essencial em sua vida, enquanto ele descobre a beleza (e os perigos) da magia.

Palavras-chave: bruxas; escola de magia; Escócia, França e Londres; fantasia.

06 My broken Mariko, por Wada Hirako — pela JBC.

Shiino está trabalhando quando descobre que sua melhor amiga, Mariko, se matou. Elas eram amigas desde a adolescência e apenas Shiino sabe por tudo que ela passou… agora que ela se foi a única coisa que pode fazer por ela é: resgatar suas cinzas de seu pai abusivo e os jogar no mar.

Palavras-chave: temas de luto, morte e suicídio; drama psicológico; co-dependência.

07 Hibari no Asa, por Tomoko Yamashita.

Hibari possui o corpo “mais desenvolvido” que as garotas de sua idade e, por isso, parece que todo mundo tem uma reação a ela — e, na maioria das vezes, uma visão desumanizadora…

Palavras-chave: slice of life; tragédia; sexualização feminina.

08 Cocoon, por Machiko Kyou.

Duas colegiais têm sua vida completamente alterada quando são enviadas para servirem como enfermeiras durante a guerra. Sob a fé em se manterem protegidas em um casulo, algumas sobrevivem.

Palavras-chave: slice of life; ficção histórica; tragédia.

09 A witch’s love at the end of the world, por KUJIRA.

Uma escola de magia treina jovens bruxas para tomar vingança contra humanidade, após as caças às bruxas. Uma recém-descoberta bruxa conseguirá ser persuadida pela escola e sua tutora a tomar parte da vingança?

Palavras-chave: girls love; bruxas; escola de magia; guerra entre humanos e bruxas.

10 Tokyo Tarareba Girls, por Akiko Higashimura.

Três mulheres em seus trinta anos, vivendo na grande cidade de Tokyo, querendo encontrar seu grande amor até a próxima Olimpíada…. Mas como encontrar amor — e um marido — se você é romântica?

Palavras-chave: comédia romântica; grupo de amigas; vibes de “Sex and the city”.

11 Shuunkatsu!! Kimi ni naitei, por Aki Yoshino.

Após diversas tentativas e fracassos em entrevistas de emprego, Asaoka irá aprender a confiar em suas habilidades e se concentrar em “se tornar adulta”, quando se deixar influenciar pela determinação e confiança de Manabe.

Palavras-chave: romance; coming of age.

12 Minato Machi Neko Machi, por Kanako Nanamaki.

Em uma cidade pequena, gatos tomam a forma de um garoto e escolhem uma garota solitária para fazerem companhia, enquanto tentam encontrar a magia da “felicidade”, um passo por vez.

Palavras-chave: slice of life; gatos.

13 Mr. Bride, por Natsumi Shiba.

Ela, muito competente em seu trabalho; ele, muito competente em cozinhar e limpar. Ela propõe que ele seja sua “esposa” e cuide de sua casa — e ele aceita esperando demonstrar que tem interesse romântico nela!

Palavras-chave: romance; comédia de situação; dinâmica “girl-boss e male-wife”.

14 A story of seven lives, por Gin Shirakawa.

Nanao é, agora, um gato de rua, mas nem sempre foi assim… Um acidente levou a vida de seu tutor, resultando em uma viúva e num gatinho deixado na rua. Mas suas vidas vão se cruzar novamente, enquanto a realidade trágica de gatinhos de rua ficam a mostra.

Palavras-chave: drama; gatos; slice of life.

15 Kids on the Slope: Bonus Track, por Yuki Kodama.

O show acabou, mas quando a banda é boa sempre se pede bis! Quatro spin-offs e um epílogo de Kids on the Slope, complementando a linha do tempo original e respondendo algumas perguntas.

Palavras-chave: jazz; grupo de amigos; romance; drama.

16 A Queen and an Old Maid, por Ayumi Nagata.

Uma mulher adulta insegura sobre sua mulheridade, um homem adulto, abertamente bissexual; uma amizade oportuna e um romance prestes a desabrochar! Nunca é tarde para mudar sua perspectiva e construir autoconfiança.

Palavras-chave: comédia romântica; mulher pouco feminina e homem pouco masculino; personagens LGBT (representatividade bissexual).

17 To write your words, por Aki Amasawa.

Uma escritora de ‘clean romance’ é requisitada, por sua editora, a escrever erótico. Buscando alavancar suas habilidades literárias, ela aceita duas propostas: ditar a erótica para Homem A redigir; e namorar Homem B e criar experiências pessoais para usá-las de referência.

Palavras-chave: romance; triângulo romântico; escritores de romance.

18 Haru’s Curse, por Asuka Konishi.

Após a morte de sua amada irmã, Natsumi passa a namorar o antigo noivo dela, Tougo. Uma forma complexa de lidar com o luto; enquanto nutrem culpa por estarem juntos.

Palavras-chave: relacionamento arranjado; superar o luto; romance incomum.

19 Natsuyuuki Rendezvous Bangai-hen, por Haruka Kawachi.

O epílogo do mangá Natsuyuuki Rendezvous, após Rokka e Hazuki oficializarem o relacionamento: dias de paz, flores e família… E, também, com o fantasma do falecido marido que continua os acompanhando.

Palavras-chave: romance; fantasma; (linguagem das) flores; superar o processo de luto.

20 Something’s wrong with us, por Natsumi Ando.

Nao está seguindo os passos da mãe, mas ao reencontrar Tsubaki, tudo muda. Quando crianças, ele era seu melhor amigo… até o dia em que acusou sua mãe de assassinar o pai dele. Agora, ela deseja buscar a verdade e limpar o nome de sua mãe e, para isso, está disposta a fazer tudo…

Palavras-chave: mistério psicológico; wagashi; “amigos de infância para inimigos jurados para eternos amantes”; tramoias e segredos de família.

21 Frau Faust, por Kore Yamazaki.

Após séculos, a história de um acadêmico que fez um pacto com o demônio se transformou numa espécie de lenda. O que as lendas não te contam é que Johanna Faust ainda está viva — e numa nova jornada, a coleta das partes desmembradas de seu demônio.

Palavras-chave: conto de fadas; pacto com o demônio; aventura.

22 Wildflowers, embrace the earth, por Ikebe Aoi.

Cinco garotas extremamente comuns em seus dia a dia, enquanto convivem com suas colegas, interagem com suas famílias e mostram suas perspectivas únicas.

Palavras-chave: slice of life; perspectivas femininas; coming of age.

23 Tenohira Size, por Kirin Tendou.

A vida da família Onishi agora que o pai decidiu se separar e viver com outra família e todas as mudanças que isso causou. Um menino novinho em sua nova escola; uma garota assumindo responsabilidades em casa para compensar e uma mãe de família, trabalhando duro para se reerguerem.

Palavras-chave: divórcio; vida em família; slice of life.

24 Even though we’re adults, por Takako Shimura.

O amor não fica mais fácil só porque você ficou mais velha, prova disso é o relacionamento de Ayano e Shuri. Elas se encontram, ambas em seus 30 e pouco anos, se beijam e desejam continuar o relacionamento; mas, Ayano esqueceu de contar que já tem um marido.

Palavras-chave: personagens LGBT; romance sáfico (girls love); protagonista bissexual; slice of life; protagonista professora; adultério.

25 Nina the starry bride, por Rikachi.

Desde pequena, Nina teve uma vida difícil. Mas quando ela foi vendida, sua vida teve uma reviravolta, pois desejam que ela cumpra o papel da Princesa Alisha que recentemente morreu. E é exatamente o Príncipe Azure que está a treinando para tal, muito a seu contragosto.

Palavras-chave: realeza; substituir alguém da realeza; fantasia; romance.

--

--

Carol Correia

uma coleção de traduções e textos sobre feminismo, cultura do estupro e racismo (em maior parte). email: carolcorreia21@yahoo.com.br